Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

CNJ aprova Resolução que disciplina recolhimento de fiança criminal nos finais de semana e fora do expediente bancário

Fiança Criminal.

Publicado por Jucineia Prussak
há 8 anos

Foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça a resolução que disciplina o recolhimento de fiança criminal nos finais de semana e fora do expediente bancário, pois sempre apresentava obstáculo. A Resolução entra em vigor assim que for publicado no Diário de Justiça.

A decisão foi tomada durante a 9ª Sessão do Plenário Virtual, concluída no último dia 22 de março. Alguns Estados da Federação aceitavam a emissão de guia, enquanto outros a possibilidade de TED ou transferências eletrônicas diversas. Diante de tal problemática,

A Resolução aprovada estabelece que o pagamento deve ser feito por meio de guia própria individualizada junto ao Banco do Brasil ou outra instituição com a qual o tribunal possua convênio. A guia deve estar vinculada ao auto de prisão em flagrante ou processo em que a medida foi determinada.

Caso não seja possível emitir a guia de depósito, a proposta de Resolução determina que o valor seja recebido pelo escrivão, chefe da secretaria ou funcionário do plantão, que deverá lançar o valor recebido em livro específico, com expressa vinculação ao auto de prisão em flagrante, inquérito ou processo em que a fiança foi arbitrada. Nesse caso, o mesmo servidor deverá providenciar o depósito do valor no dia útil seguinte e anexar nos autos e no livro próprio o comprovante do depósito.

A Resolução aprovada é uma forma de assegurar o recolhimento da fiança fora dos expedientes bancários como garantia de que ninguém permanecerá com sua liberdade privada por obstáculos formais de depósito ou pagamento.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça e Empório do Direito

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2711
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-aprova-resolucao-que-disciplina-recolhimento-de-fianca-criminal-nos-finais-de-semana-e-fora-do-expediente-bancario/319935813

Informações relacionadas

Raissa Milanezi, Advogado
Notíciashá 7 anos

O Banco fechou. Preciso pagar a fiança. E agora?

Instituto Pro Bono
Modeloshá 5 anos

Como funciona a fiança e como pagar

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 12 anos

Quais as principais diferenças entre a liberdade provisória, o relaxamento da prisão e a revogação da prisão?

Conselho Nacional de Justiça
Notíciashá 8 anos

Plenário virtual disciplina pagamento de fiança fora do expediente bancário

Conselho Nacional de Justiça
Jurisprudênciahá 8 anos

Conselho Nacional de Justiça CNJ - Pedido de Providências: PP XXXXX-57.2013.2.00.0000

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)