Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Auxílio-Doença: Economia do INSS com revisão de benefícios já chega a R$ 139 milhões

Convocados por carta, segurados têm até cinco dias para marcar perícia médica.

Publicado por Jucineia Prussak
há 7 anos

Auxlio-Doena Economia do INSS com reviso de benefcios j chega a R 139 milhes

IMPORTANTE- Convocados por carta, segurados têm até cinco dias para marcar perícia médica, caso não marquem os benefícios estão sendo suspensos.

Da Redação (Brasília) – O cancelamento de 8.442 benefícios de auxílios-doença garantirá uma economia anual de R$ 139 milhões aos cofres do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Esse é o resultado do balanço inicial do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, que, nessa primeira fase está reavaliando os auxílios-doença concedidos há mais tempo a segurados com idade menor que 46 anos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), os benefícios foram cancelados devido a irregularidades na concessão. O número representa 77,49% das perícias de revisão efetuadas até o dia 15 passado. Outros 500 beneficiários foram encaminhados para reabilitação profissional e mais de mil benefícios foram transformados em aposentadoria por invalidez.

O processo de revisão, instituído pela Medida Provisória nº 739, foi iniciado há um mês. O INSS já enviou 79.494 cartas a beneficiários do auxílio-doença, o que corresponde a 52,88% do total previsto para o 1º e 2º lotes (até 39 anos de idade; e de 40 a 45 anos de idade). O envio das cartas segue critérios de disponibilidade de agendamento nas unidades do INSS de cada município. Cerca de 30 mil segurados que receberam a correspondência já marcaram a perícia e mais de 41 mil estão dentro do prazo de agendamento.

Benefícios suspensos – O pagamento de 3.237 benefícios foi suspenso porque os titulares perderam o prazo – de cinco dias – para marcar a revisão, e 3.548 beneficiários serão convocados por edital, por não terem sido encontrados pelos Correios. Os dados foram apresentados pelo secretário-executivo do MDSA, Alberto Beltrame, nesta segunda-feira (17).

Na avaliação de Beltrame, a revisão dos benefícios é mais uma iniciativa do governo federal para melhorar as finanças públicas e direcionar os recursos da Previdência para quem realmente precisa: “É um esforço conjunto de todas as áreas do governo para ajustar as contas. O processo contribui também para dar transparência e legitimidade às concessões de benefícios previdenciários”.

Com informações da Ascom/MDSA (61) 2030-1505www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Fonte"Site Previdência Social"

Mais Dicas https://www.facebook.com/AdvogadaJucineiaPrussak/?ref=aymt_homepage_panel

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1728
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-doenca-economia-do-inss-com-revisao-de-beneficios-ja-chega-a-r-139-milhoes/398816249

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Beneficiários que não foram localizados pelos Correios serão convocados por edital.

Algumas questões podem ser postas a partir desta afirmação: será que estes que não foram localizados pelos Correios possuem acesso a editais?; será que estes beneficiários sabem o que vem a ser "um edital" ou onde e como poderão ter acesso a ele?, e, serão estes beneficiários, fantasmas, pura fraude?

Decerto que o volume de fraudes contra a Previdência sempre foi supostamente muito grande, mas ainda assim o percentual de quase 80% de benefícios cancelados é alto demais e torna-se um tanto quanto estranho e preocupante. Se houve este volume de irregularidades que acabaram por determinar os cancelamentos será que não houve participação de funcionários da própria autarquia na facilitação à concessão destes benefícios? continuar lendo

Mandou muito bem! Parabéns Rosangela! No Brasil, com certeza, fantasmas existem! continuar lendo

Muito bom artigo. Parabéns!
Uma observação: Muitos peritos do INSS tinham que ser avaliados também. Há vários casos em que o contribuinte é avaliado e segundo eles o indivíduo está apto para o retorno ao trabalho no entanto é visível em alguns casos que a situação é outa. Ou seja: quantos estão realmente necessitando do benefício e é negado e muitos gozando de perfeita saúde estão usufruindo do benefício. continuar lendo

Ótima observação!!
É o caso do meu irmão, desde os onze anos ficou cego de um olho e a uns dois anos bateu violentamente na porta de uma instituição bancária (a porta havia quebrada uns três meses antes e como ele ia regularmente lá, o cérebro mecanicamente não percebeu o vidro, agravante que inexistia as faixas normais obrigatórias para alerta). Catalogado como idoso, mesmo assim até hoje não se consegue perícia e exames que venham a comprovar sua incapacidade para o trabalho, a luta continua!! Estatuto do idoso? Precisem dele e vocês verão a grande balela que é!!! continuar lendo

Muitos peritos do INSS na verdade de Peritos não tem nada, passaram a ser chamados assim após serem aprovados em um Concurso que qualquer Médico Residente poderia ser aprovado, e para piorar a situação esse denominado Perito passa a ser considerado Perito em todas as áreas da Medicina, como se isso fosse possível, esta além das fraudes é uma das maiores causas dos absurdos cometidos pelas Perícias do INSS. continuar lendo

kkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo!!! Estamos, todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas e demais beneficiários de qualquer coisa pública, sendo chamados a PAGAR A CONTA DA QUADRILHA INSTALADA EM BRASÍLIA, que não é só gente do PT, não. Vão ainda livrar a cara dos sonegadores e demais beneficiários de subsídios e renúncias fiscais. Normal, né? Por onde começaram a "salvar o Brasil"? Tirando as pensões das viúvas e dos filhos menores !!! Agora, se jogaram pra cima dos "encostados" e aposentados por invalidez. Credo! Isso dá na vista. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas não vejo ninguém reclamar das ofensas, das ameaças veladas e nem tão veladas, ligadas às tais reformas que pretendem fazer pro país, enfim, recomeçar a andar. Goebbles fez escola. Até o povo está acreditando em tanta vontade de "salvar o país". Com as mesmas práticas anteriores, de compras de votos no Congresso em troca de cargos. Que vergonha. Não se pode realmente confiar em nenhum político neste país. Quando menos se espera, leva-se uma facada nas costas. Deus me livre de tantos traidores. A mentira sendo espalhada como se fosse a verdade universal. Que vergonha. Eu sinto vergonha por aqueles que mentem tanto assim. Se existem casos de fraude? Existem, sim, mas tem os intocáveis também, sabiam? Sim, tem casos e casos. Quando sugarem até a última gota de sangue do povo, quero ver quem vai ter de pagar a conta. Os governos vivem dos impostos. Quem vai pagar esses impostos? Com certeza, o povão sem sangue é que não vai pagar. Enquanto isso, mantém-se os benefícios e privilégios do BNDES, financiamentos a fundo perdido, financiamentos nunca pagos, imposto sobre as grandes fortunas sem nem regularização, uma beleza !!! E o povão, sem dinheiro no bolso, é que não vai pagar mais nada. Todos vão viver de brisa, inclusive os governos. Santa ignorância. continuar lendo

Eu estou entre estes que foram chamados para pericia revisional (bild)
Infelizmente ainda não tenho resposta da pericia feita e meu beneficio foi cessado. E agora como fico, não tenho condições de retornar ao trabalho e tenho 60 anos.
O que fazer neste País onde só os pobres saem prejudicados. continuar lendo