Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Reforma da Previdência: veja perguntas e respostas

Publicado por Jucineia Prussak
há 7 anos

Reforma da Previdncia veja perguntas e respostas


"O Governo anunciou na terça-feira (6) uma proposta de Reforma da Previdência. A proposta altera a idade mínima da aposentadoria e prevê um novo cálculo do benefício.

O texto ainda será submetido ao Congresso. Se aprovado, valerá para homens com menos de 50 anos e mulheres abaixo de 45 anos".

O que é a Reforma da Previdência?

"Na terça-feira (6), o governo federal apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para alterar as regras de concessão de aposentadorias e pensões da Previdência Social. O texto ainda será submetido ao Congresso Nacional antes de virar lei.

Leia a proposta na íntegra aqui.

O que muda na idade da aposentadoria?

Pela regra atual, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 85 anos para as mulheres e de 95 anos para os homens. A proposta estabelece uma idade mínima de 65 anos tanto para homens quanto para mulheres.

Existe um tempo mínimo de contribuição?

Sim. O tempo mínimo de contribuição, hoje de 15 anos, aumentará para 25 anos.

A regra vale para quem?

A regra valerá para homens abaixo de 50 anos e para mulheres de até 45 anos. A exceção são os militares, que terão regras discutidas a parte. Homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos terão uma regra de transição.

Como funciona a regra de transição?

Os homens com mais de 50 anos e as mulheres com mais de 45 anos terão que pagar um" pedágio "para se aposentar. Eles precisam calcular quanto tempo falta para se aposentarem na regra atual e quanto tempo faltará com a regra nova. Eles terão que trabalhar metade dessa diferença.

Por exemplo: para um homem de 50 anos e 34 de contribuição (faltando 1 ano para se aposentar), serão acrescidos 50% sobre o tempo que restava para se aposentar (1 ano). Dessa forma, resultará em 1 ano e meio a mais de contribuição. Já uma mulher de 45 anos, com 10 anos de contribuição, poderia se aposentar pela idade mínima, com 60 anos. Pela nova regra, ela poderia se aposentar apenas com 65 anos, ou seja, cinco anos depois. Como está no regime de transição, ela poderá se aposentar com 62 anos e seis meses.

Quem já é aposentado terá alguma alteração no benefício?

Não. A reforma não afeta os aposentados e não mexe em direitos já adquiridos.

Quem já tem idade e tempo de contribuição para aposentadoria, mas não é aposentado, perderá o benefício?

Não. Serão respeitados os direitos já adquiridos, seja para aposentadoria por tempo e contribuição ou por aposentadoria por idade urbana e rural.

Como será feito o cálculo do valor do benefício da aposentadoria?

O valor da aposentadoria corresponderá a 51% da média dos salários de contribuição, acrescidos de 1 ponto percentual desta média para cada ano de contribuição do trabalhador, até o limite de 100%. O trabalhador com 65 anos de idade e 25 anos de tempo de contribuição terá a aposentadoria igual a 76% do seu salário de contribuição. Antes o cálculo considerava uma média de 80% dos salários mais altos.

Como o trabalhador pode receber a aposentadoria integral?

Para receber 100% do benefício, o trabalhador deverá ter contribuído para o INSS por pelo menos 49 anos. Se uma pessoa tem 65 anos, mas contribuiu por 25 anos (o tempo mínimo), ela teria direito 76% do benefício. Com 26 anos de contribuição, o trabalhador passa a ter direito a 77% do valor do benefício e assim por diante até chegar aos 49 anos de contribuição - para ter direito a 100% do benefício.

Quais as principais mudanças na pensão por morte?

O valor do benefício passaria a ser baseado em sistema de cotas, com previsão de valor inicial de pensão diferenciado conforme o número de dependentes. O valor do benefício seria desvinculado do salário-mínimo e os pensionistas não poderiam acumular duas pensões por morte.

Como ficaria o valor pago à viúva ou viúvo?

O valor pago à viúva ou ao viúvo passaria a ser de 50% do valor do benefício recebido pelo contribuinte que morreu com um adicional de 10% para cada dependente do casal. A regra proposta pelo governo prevê, por exemplo, que uma viúva poderá receber 60% do benefício se o casal tiver um filho. O INSS pagará 100% do benefício apenas aos pensionistas que tiverem cinco filhos.

Será possível acumular a pensão por morte com outros benefícios?

Não. O valor extra pago por conta do número de dependentes não será agregado à pensão no momento em que os filhos completarem 18 anos. Também não será possível acumular esse benefício com outra aposentadoria ou pensão.

O que muda nos benefícios dos servidores públicos?

No caso dos regimes próprios dos servidores públicos, será extinta a chamada" integralidade ", ou seja, o recebimento da aposentadoria com base no salário integral do servidor, assim como também está previsto o fim da paridade (correção dos benefícios com base na regra do servidor na ativa) para homens com menos de 50 anos e para mulheres com menos de 45 anos e que ingressaram antes de 2003 no serviço público. A idade que valerá será aquela na data de promulgação da PEC – se ela for aprovada pelo Congresso Nacional. Também será vedado o acúmulo da aposentadoria com pensão por morte, por qualquer beneficiário.

O que muda na contribuição do trabalhador rural?

Os trabalhadores rurais deverão fazer contribuições obrigatórias para a Previdência Social para ter direito a aposentadoria. Hoje os produtores rurais conseguem se aposentar sem contribuir para Previdência. Atualmente, as regras de aposentadoria para quem trabalha no campo são diferentes das do trabalhador da cidade. Enquanto o trabalhador da cidade contribui com um valor fixo no mês, o produtor rural paga um percentual sobre a receita bruta de sua produção, que é variável.

A idade da aposentadoria muda para o trabalhador rural?

Os trabalhadores rurais continuam com o direito de se aposentar aos 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres), mesmo sem ter cumprido a exigência por tempo de contribuição feita ao trabalhador urbano.

A reforma muda o regime de aposentadoria e pensões de militares?

Não. O governo disse que mandará um projeto de lei específico para aposentadoria de militares posteriormente".


Fonte"http://g1.globo.com/economia/noticia/perguntaserespostas-sobre-proposta-de-reforma-da-previdência"....

Mais Dicas"https://www.facebook.com/AdvogadaJucineiaPrussak/?ref=aymt_homepage_panel"

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8022
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-da-previdencia-veja-perguntas-e-respostas/413213371

Informações relacionadas

Humberto Justo, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição Inicial - Ação Previdenciária para Majoração de Aposentadoria - Acréscimo de 25%

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

10 Perguntas e Respostas sobre Aposentadoria

Lilian Martins Rodrigues, Advogado
Artigoshá 7 anos

Negativa de benefício por falta de recolhimento por parte do empregador

Notíciashá 18 anos

Tempo de contribuição em outro regime vale para aposentadoria

Eunice de Araújo Gomes, Advogado
Artigoshá 5 anos

Reforma da Previdência: perguntas que devem ser respondidas

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde.
Só faltou explicar como vai ser feito o cálculo desta média dos salários e parti de qual data.
Incrível, um ponto tão importante e nenhum veículo de comunicação esta mencionando isto.
Gostaria de saber desta informação, pois e aí, acho eu, que está o "calcanhar de Aquiles"nesta mudança da Previdência, pois vai achatar muito a aposentadoria.
Imagine uma pessoa que entrou no mercado de trabalho com um salário baixo e ao longo da carreira vai melhorando seu desempenho em termos profissionais e de remuneração e com isto melhora sua qualidade de vida.
Mas, ao se aposentar, seu padrão vai cair bastante , devido a média de todos os salários, o que é bastante injusto, haja visto que os planos de saúde não perdoa os mais idosos.
Bom, gostaria de sanar esta dúvida.

Grato

Carlos Alberto continuar lendo

Prezado Carlos,

Veja se este link lhe ajuda para sanar sua dúvida: http://www.desmistificando.com.br/reforma-previdência-explicacao-descomplicada/ continuar lendo

Boa tarde! Alguém saberia explicar se, pelas novas regras, um professor concursado em duas prefeituras diferentes terá direito a aposentadoria nos dois cargos ?
Obrigado! continuar lendo

Bom dia!!
Minha mãe, 68 anos, recolhe ao inss e pretende se aposentar daqui há 3 anos com 1 salário mínimo.

Em 2009, meu pai faleceu e deixou para ela a pensão por morte, também de 1 salário mínimo.

Ela não tem dependentes. Como ficaria o caso dela nessa nova previdência? Poderá acumular esses 2 salários?

Obrigado e abraços!! continuar lendo

As pessoas que elaboraram as novas regras acho que esqueceram que as viúvas/os, qdo perdem o seu companheiro e muitas vzes de repente o governo do seu lula lá,em 2003 instituiu a emenda const. 41/ 2003 que tira 30% da pensão,mais o I.R. que desconta, e mais os 11% de quem ganha acima do teto do INSS.Sendo que há hoje um desconto de 52% fora o I.R.;sendo assim uma pensão de $20.000 por exemplo ela irá receber porexemplo uns $10.000.As pessoas que ficarem viúvas/os hoje tem a emenda da dona Dilma que piorou mais ainda.As pessoas com menos de 42 anos só tem direito á 3 anos de pensão?desconta 50%,mais o I.R.e os 11%.Se ela terá uma pensão de $20.000 agora entrará na tabela de 16%,então a pessoa terá uma pensão de uns $8.000 .Não acho justo,pois quem ganha até teto pouco será descontado.E quem trabalhou muito para ter um salário maior é porque estudou muito e ralou muito. continuar lendo