Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Brasil responderá por 35% dos novos desempregados do mundo em 2017, diz OIT

Publicado por Jucineia Prussak
há 7 anos

Brasil responder por 35 dos novos desempregados do mundo em 2017 diz OIT


"A Organização Internacional do Trabalho prevê que o mundo terá uma taxa de desemprego de 5,8% em 2017 — leve aumento frente aos 5,7% do ano passado. Serão 3,4 milhões de novos desempregados este ano globalmente — e o Brasil responderá por 35% deles, segundo levantamento. A previsão da OIT é que o Brasil tenha 1,2 milhão de novos desempregados em 2017, o equivalente à taxa de desemprego de 12,4% (frente a 11,5% no ano passado), uma das maiores entre as economias do G20, que reúne os países mais ricos do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego no país está em 11,9%, índice do trimestre encerrado em novembro de 2016, com 12,1 milhões de pessoas nessa situação.

Para 2018, a tendência é de que a taxa permaneça a mesma, com a adição de 200 mil novos desempregados no mercado de trabalho do país. Segundo a organização, o desempenho ruim do Brasil terá forte impacto sobre os números da América Latina e Caribe, cujas taxas de desemprego devem ficar em 8,1% e 8,4% este ano e em 2018, respectivamente.

Na opinião do ministro Emmanoel Pereira, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, diante de um cenário em que figuram milhões de desempregados, vítimas da crise política e econômica que atinge o país, impõe-se, cada vez mais, a defesa dos direitos essenciais dos trabalhadores e das condições de desenvolvimento das relações empresariais, não desprezando a evolução do trabalho e os paradigmas constitucionais. “A nossa responsabilidade cresce na mesma proporção em que se agrava o contexto de desemprego e de aumento da tensão e de conflitos entre empregados e empregadores. Tal agravamento, entretanto, representa um desafio para que a Justiça do Trabalho possa demonstrar para a sociedade, de forma ainda mais veemente, a sua importância na pacificação e aperfeiçoamento das relações laborais”, disse.

A OIT afirma que o aumento do desemprego este ano no mundo será impulsionado pela deterioração das condições do mercado de trabalho nos países emergentes, como efeito das profundas recessões nesses países em 2016. O número de desempregados nos países emergentes deve aumentar em aproximadamente 3,6 milhões entre 2016 e 2017, com uma taxa de desemprego que deve subir a 5,7%, comparada a 5,6% no ano passado. Ao mesmo tempo, o desemprego deve cair este ano nos países desenvolvidos (em 670 mil), derrubando a taxa para 6,2% (ante 6,3% em 2016). Na Europa, o desemprego deve continuar caindo, mas o ritmo de melhora irá desacelerar.

Tamanho desemprego aumenta o risco de agitação social e descontentamento em praticamente todas as regiões do mundo, diz a OIT. Calculado pela organização a partir de informações sobre protestos como manifestações de rua, bloqueios de vias, boicotes e rebeliões, o chamado Índice de Agitação Social reflete a insatisfação da população com fatores como mercado de trabalho, condições de vida e processos democráticos. No Brasil, o índice avançou 5.5 pontos em 2016, enquanto o aumento global foi de 0.7 ponto. Com informações da Assessoria de Imprensa da OIT".

Clique aqui para ler a íntegra do levantamento (em inglês).

Fonte"Conjur"


Minhas publicações são frequentes no Jusbrasil escolha a sua melhor forma de me acompanhar Página Facebook -Dicas.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-respondera-por-35-dos-novos-desempregados-do-mundo-em-2017-diz-oit/419257358

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)