Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Novo CPC Principais Mudanças

Novo Código de Processo Civil.

Publicado por Jucineia Prussak
há 8 anos

O Novo CPC garante aos advogados o direito aos honorários como obrigação alimentar, determina critérios mais objetivos para seu estabelecimento e impede a remuneração de valores irrisórios. Uma antiga reivindicação da advocacia pública será contemplada com o novo CPC: o direito aos honorários de sucumbência.

O texto deixa claro que os honorários de sucumbência são devidos ao advogado e não à parte vencedora. Além disso, esses honorários deverão ser pagos também durante a fase recursal, ou seja, serão ampliados durante esta etapa em função do trabalho extra do advogado. A nova regra deverá ser estabelecida posteriormente por lei específica.

A suspensão de prazos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro também foi incluída no Novo CPC. A medida garantirá, por lei, o direito à férias dos advogados. A contagem de prazos em dias úteis também fica garantida, o que facilitará o trabalho cotidiano dos milhares de advogados que exercem a profissão no Brasil. Também fica estabelecida a ordem cronológica para julgamentos, além da implantação de um procedimento único para a sentença, menos burocrático e mais veloz, mantendo assegurado o direito de defesa.

Principais Mudanças no Novo CPC. "Fonte OAB de Primeira"

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6215
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-cpc-principais-mudancas/296311925

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom o quadro resumo. Obrigado! :) continuar lendo

1. O divórcio, HOJE, não tem como requisito a separação e nem mais os dois anos de separação de fato.

2. Os processos serão PREFERENCIAL, mas nao obrigatoriamente, julgados em ordem cronologica. continuar lendo

Realmente você tem razão no que tange o divórcio, mais o quadro e um mero resumo não estamos adentrando a aplicabilidade das Leis na Pratica. continuar lendo

Não visualizo o quadro resumo! continuar lendo

Estou fazendo a análise do no CPC e este quadro resumo muito me ajudará. Parabéns. continuar lendo