Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Estabilização da Tutela de Urgência Antecipada (NCPC)

Publicado por Jucineia Prussak
há 7 anos


Tutela de Urgência Antecipada

"Se não for manejado recurso (agravo de instrumento) em face da decisão de concessão da tutela antecipada, ela tornar-se-á estável.

O recurso cabível é o agravo de instrumento.

Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

I - tutelas provisórias;

Com a estabilização da decisão de tutela de urgência antecipada, o processo será EXTINTO.

Contudo, qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada. A tutela antecipada conservará seus efeitos enquanto não revista, reformada ou invalidada por decisão de mérito proferida na ação manejada para esses fins.

Ademais, qualquer das partes poderá requerer o desarquivamento dos autos em que foi concedida a medida, para instruir a petição inicial da ação para revisão, reforma ou invalidação da tutela antecipada estabilizada. O desarquivamento pode servir para instrução da ação. O juízo da concessão da tutela antecipada é prevento para o julgamento desta ação.

A decisão que concede a tutela não fará coisa julgada, mas a estabilidade dos efeitos só será afastada por decisão que a revir, reformar ou invalidar, proferida em ação ajuizada por uma das partes.

O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 ANOS, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo.

Se decorrido o prazo de 2 ANOS sem impugnação, as partes terão de conviver com uma decisão que, a despeito de não transitar em julgado, não será suscetível de reforma por ato judicial".

Fonte"Pontodosconcursos prof.Ricardo Gomes


Minhas publicações são frequentes no Jusbrasil escolha a sua melhor forma de me acompanhar Facebook-Página Facebook Dicas. www.instagram.com/estudar_dicas/

Precisa estudar o Código de Processo Civil. Dicas nos meus E-books http://advogadoonlineemfoco.com.br/combo-ebook51questoes

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações933
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estabilizacao-da-tutela-de-urgencia-antecipada-ncpc/499581299

Informações relacionadas

Matheus Nacácio, Advogado
Modeloshá 4 anos

Agravo de Instrumento

Petição Inicial - TJSP - Ação Agravo de Instrumento com Pedido de Antecipação de Tutela Recursal - Procedimento Comum Cível

Ana Luíza Policani Freitas, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Agravo de Instrumento NCPC

Petição Inicial - TJSP - Ação Impugnação a Penhora C.C. Pedido de Tutela de Urgência Antecipada, pelos Fatos e Fundamentos Jurídicos que Passa Aduzir

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)