Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Prazos aos juizes e serventuários para o andamento do Processo

Na prática, Os excessos de prazos por parte dos Juizes e Serventuários da Justiça são os maiores responsáveis pela morosidade do Judiciário.

Publicado por Jucineia Prussak
há 6 anos

"A inobservância dos prazos processuais por advogados acarreta aos clientes, sérios prejuízos, sendo não raras vezes, oficiada a Ordem dos Advogados para que se adote contra o profissional, as medidas disciplinares cabíveis".

Vejamos que a norma Processual Civil, estabelecem prazos para os juízes, bem como, para os serventuários da justiça, assinalando as conseqüências pela sua inobservância.

PRAZO PARA OS JUIZES

Art. 226. O juiz proferirá:

I - os despachos no prazo de 5 (cinco) dias;

II - as decisões interlocutórias no prazo de 10 (dez) dias;

III - as sentenças no prazo de 30 (trinta) dias

Art. 227. Em qualquer grau de jurisdição, havendo motivo justificado, pode o juiz exceder, por igual tempo, os prazos a que está submetido.

PRAZOS PARA OS SERVENTUÁRIOS

Art. 228. Incumbirá ao serventuário remeter os autos conclusos no prazo de 1 (um) dia e executar os atos processuais no prazo de 5 (cinco) dias, contado da data em que:

I - houver concluído o ato processual anterior, se lhe foi imposto pela lei;

II - tiver ciência da ordem, quando determinada pelo juiz.

§ 1º Ao receber os autos, o serventuário certificará o dia e a hora em que teve ciência da ordem referida no inciso II.

§ 2º Nos processos em autos eletrônicos, a juntada de petições ou de manifestações em geral ocorrerá de forma automática, independentemente de ato de serventuário da justiça.

Da Verificação dos Prazos e das Penalidades para os Serventuários

Art. 233. Incumbe ao juiz verificar se o serventuário excedeu, sem motivo legítimo, os prazos estabelecidos em lei.

§ 1o Constatada a falta, o juiz ordenará a instauração de processo administrativo, na forma da lei.

Da Verificação dos Prazos e das Penalidades para os Juízes

Art. 235. Qualquer parte, o Ministério Público ou a Defensoria Pública poderá representar ao corregedor do tribunal ou ao Conselho Nacional de Justiça contra juiz ou relator que injustificadamente exceder os prazos previstos em lei, regulamento ou regimento interno.

§ 1o Distribuída a representação ao órgão competente e ouvido previamente o juiz, não sendo caso de arquivamento liminar, será instaurado procedimento para apuração da responsabilidade, com intimação do representado por meio eletrônico para, querendo, apresentar justificativa no prazo de 15 (quinze) dias.

§ 2o Sem prejuízo das sanções administrativas cabíveis, em até 48 (quarenta e oito) horas após a apresentação ou não da justificativa de que trata o § 1o, se for o caso, o corregedor do tribunal ou o relator no Conselho Nacional de Justiça determinará a intimação do representado por meio eletrônico para que, em 10 (dez) dias, pratique o ato.

§ 3o Mantida a inércia, os autos serão remetidos ao substituto legal do juiz ou do relator contra o qual se representou para decisao em 10 (dez) dias.

"Entretanto na prática os prazos não tem sido observado nem pelos juízes, tampouco, pelos serventuários e todo advogado tem a obrigação de exigir o seu cumprimento, através de representação no CNJ, e isso é muito simples basta cadastrar no site e fazer a reclamação".

"Podemos concluir que na prática, os excessos de prazos por parte dos Juízes e Serventuários da Justiça são os maiores responsáveis pela morosidade do Judiciário".

Fonte"Raquel oliveira de oliveira, Código de Processo Civil e Jucinéia Prussak"

Minhas publicações são frequentes no Jusbrasil escolha a sua melhor forma de me acompanhar Facebook https://www.facebook.com/AdvogadaJucineiaPrussak/?ref=bookmarks

Dicas nos meus E-books. Principais mudanças e inovações do Código de Processo Civil. http://advogadoonlineemfoco.com.br/combo-ebook51questoes

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações359
  • Seguidores2470
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12950
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prazos-aos-juizes-e-serventuarios-para-o-andamento-do-processo/524576109

Informações relacionadas

Raquel Oliveira de Oliveira, Advogado
Artigoshá 7 anos

Prazos aos juizes e serventuarios

Modelo de Petição para promover o andamento de processos

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrato Particular de Compra e Venda de Imóvel

Fernanda Rodrigues, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de Andamento Processual (modelo)

Correio Forense
Notíciashá 7 anos

Juiz que demorar mais de 90 dias para prolatar sentença não receberá gratificação por acúmulo de jurisdição

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E os processos contra o estado ou união tem prazo legal para solução dos autos sendo que muitos processos como os meus contra o estado já foram ganhos e os meus já tem mais de dez anos como proceder para acelerar continuar lendo

embora nao entendo sobre leis, gostaria de saber , porque no mesmo menciona , movimento , serventuarios. o que entendi e que a causa pode ser demora dos juizes, ou serventuarios, o que posso fazer sobre isso, como posso fazer para acelerar o mesmo. obrigado continuar lendo

vc pode rezar, e rezar muito pois tenho 2 processos julgados e conclusos e acho que o juiz tem medo de por a mao de tanta teia de aranha que ja criou. Pra vc ter uma ideia um e de 2001 e o outro com acordo ja realizado, so faltando intimar a parte pra fazer o deposito e de 2014. Dificil ne. So anda no prazo os aumentos de salarios e benefícios deles. Revoltante continuar lendo

dificil fazer comentario construtivo quando serventuarios e juizes prezam pela morosidade. continuar lendo

Quando o juiz tá com orosseso o que acontece continuar lendo